Os Arminianos são salvos?




Nos dias de hoje, tornou-se comum alguns calvinistas afirmarem que “arminianos não são salvos”. Nesta perspectiva, segundo os tais calvinistas que afirmam isso, a evidência da salvação consiste em ser calvinista e ponto final.

Prezado leitor, o facto de alguém não ser de linhagem calvinista não significa dizer que o mesmo não é salvo. Até porque nenhuma confissão reformada e nenhum dos grandes teólogos reformados afirmaram que arminianos não eram pessoas salvas. Logo, não se pode ser reformado e afirmar que arminianos não são pessoas salvas. Por outra, embora nenhum reformado tenha dito isso (que arminianos não eram pessoas salvas), muitos deles  condenaram veementemente o arminianismo como uma doutrina cheia de erros teológicos. Mas uma coisa é a doutrina e outra é a pessoa que a subscreve.

Veja, por exemplo, o que Rodrigo Caeté disse em um de seus escritos:

“A salvação não é pela boa ortodoxia; não é por uma boa teologia; não é em razão de uma boa confissão doutrinária. Ela continua sendo pela graça, mediante a fé. É evidente que defendemos uma boa doutrina e ortodoxia, mas não para a salvação, mas para uma vida de santificação, uma vez que por trás de um erro moral se esconde uma falha doutrinária.  
Você já pode ter defendido alguma heresia em algum momento da sua vida, mas nem por isso deixou de ser um irmão em Cristo. É claro que existem limites. Um cristão genuíno não defenderá que Jesus não era Deus, por exemplo. Então, recomendamos sim uma boa confissão de fé, mas a salvação sempre será pela graça.”

Ao fazer esta declaração, Caeté a faz num contexto em que boa parte dos Calvinistas do século XXI considera-se os únicos salvos. Isto porque creem nas doutrinas da graça. Hoje é comum encontrar muitos calvinistas na internet fazendo declarações do tipo: "Arminianos não são salvos e nem tampouco devem ser considerados irmãos.".

Em alguns lugares deste imenso país, estas declarações absurdas viraram moda. Isto porque alguns calvinistas emocionados chegam a pensar que a evidência da salvação é adotar a confissão calvinista. 

Será que os calvinistas que pensam dessa forma estão certos? Será que a evidência da salvação é adotar o confissão calvinista? Acredito que não. Eu penso que afirmar que a evidência da salvação é adotar a confissão calvinista é um equívoco demasiado. Até porque as Escrituras são  bastante claras em afirmar que a evidência da salvação é o novo nascimento (João 3:3). Nesse texto, Jesus é bastante claro ao dizer que se o homem não nascer de novo ele não poderá entrar no reino de Deus. Isso porque sem o novo nascimento o homem nem mesmo pode crer no Filho de Deus e ser justificado mediante sua obra redentora.

Diante do exposto, podemos chegar à conclusão que ninguém é salvo por abraçar a confissão calvinista. Todavia, o homem é salvo quando nasce de novo e passa a confiar verdadeiramente em Jesus Cristo.

Baptista José

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é se vestir com modéstia?

Uma Mulher Cristã Pode Usar Calça?