O que é se vestir com modéstia?
A Bíblia nos mostra claramente que devemos nos vestir com modéstia e bom senso, ou seja, que devemos nos vestir de forma decente. Paulo foi claro em dissertar sobre este assunto em sua primeira carta em Timóteo no capítulo 2 quando disse: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)” (1 Tm 2:9-10).
Nesse texto, a palavra “decente” em grego é “kosmios”, e significa algo que é bem organizado, conveniente, modesto. Isso aponta para roupas que sejam adequadas à fé que a pessoa professa no Senhor Jesus. Roupas que colaborem para uma imagem positiva da pessoa. Apesar de esse texto bíblico ser direccionado a mulheres, não temos como deixar de mencionar que esse é um padrão que se enquadra também a homens. Não é possível que mulheres sejam decentes em seu vestir e homens possam usar de indecência. Mas ainda fica a questão: O que é se vestir com modéstia?
De forma clara e simples, vestir-se com modéstia significa agir de forma decente e pura, sem motivação pecaminosa. A modéstia afecta a forma como falamos, nos vestimos e interagimos com outras pessoas. Quem é modesto procura agradar a Deus em tudo que faz. A modéstia é o oposto de exibicionismo. O modesto não procura atrair a atenção das pessoas de forma indecente nem escandalosa. Uma pessoa modesta:
1) Fala modestamente – não fala coisas indecentes nem muito exageradas – Colossenses 3:8.
2) Age modestamente – não procura atrair outras pessoas para o pecado com suas atitudes.
3) Se veste modestamente – por não querer gerar escândalo nem provocar os mais fracos, a pessoa modesta usa roupa adequada, que sua sociedade considera decente – Romanos 14:16.
Portanto, se vestir com modéstia é não querer pecar nem levar outros a pecarem. A pessoa modesta ama a Deus e quer reflectir a “beleza interior” que vem de Deus (1Pedro 3:3-4). Suas acções e atitudes reflectem a beleza de uma vida guiada por Jesus. Modéstia é amar a pureza.
Renata Veras disse: “modéstia” não significa andar mal vestida, com trapos, panos de saco e cinzas. Não significa nunca cortar os cabelos e se despreocupar completamente com a aparência. Não significa combinar roupas e cores de qualquer jeito sem nenhuma preocupação. Não significa abandonar o salto alto e só andar de rasteirinha, ou jogar fora todas as bijuterias e acessórios que você tem no seu guarda-roupa. Renata Veras afirmou que Cristo inclusive adverte quanto à prática de descuidar do corpo a fim de transparecer espiritualidade e piedade. Isso passa longe do significado de modéstia.
“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”. Mateus 6:16-18
Modéstia, na verdade, tem tudo a ver com moderação, bom senso. Desleixo e mau gosto nem ao menos combina com a natureza e o carácter de Deus que esbanja ordem, bom senso, beleza e harmonia em toda a sua criação.
A mulher deve glorificar a Deus ao reflectir em sua forma de agir toda essa ordem, beleza, bom senso e harmonia que são características do seu Criador. É completamente possível usar jóias e se vestir na moda e ainda assim honrar a Deus, desde que se tenha modéstia. Ora, podemos dizer então que modéstia é discrição, simplicidade, moderação, comedimento. É o extremo oposto de excesso. Como bem afirmou o pastor Hernandes Dias Lopes, “Há mulheres belas, mas vazias. Há mulheres cultas, mas sem dignidade. Há mulheres bem vestidas, mas fúteis. Há mulheres famosas, mas rendidas à mais repugnante vaidade. No entanto, a mulher virtuosa conjuga beleza com carácter; boa apresentação com simplicidade; e beleza exterior com beleza interior”.
Caro leitor, através da leitura da Bíblia fica muito claro entender que a modéstia é aquele bom senso que nos impede de ultrapassar os limites do que é decente e apropriado. É aquele sensor que nos avisa se está exagerado, que nos faz ter vergonha de colocar o pé fora de casa.
Ter modéstia significa ter equilíbrio, dando à aparência e ao carácter a atenção que lhes são devidas. Significa priorizar conteúdo, não necessariamente esquecendo-se da forma. Significa cuidar mais do que está por dentro do que com a aparência. Modéstia significa chamar mais atenção pelo que você é do que pelo que você veste. Modéstia tem muito mais a ver com o coração. Como bem afirmou Rodrigo Caeté: “A modéstia começa no coração. A roupa apenas evidencia a pureza da alma”.
Veja o que David Silversides disse: “O que iremos fazer então? Pode-se esperar definições coerentes sobre o que é um traje modesto? Em 1ª Timóteo 2:9 diz que “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso”. A ideia é de uma reserva adequada, sobriedade, moderação ou restrição. A segunda parte do verso discorre sobre ostentação, porque está vinculada ao culto público, onde a atenção e o foco devem estar em Deus. Sendo assim, uma mulher não deve se vestir de maneira que faça com que todos olhem para ela. Ainda que a segunda parte seja sobre ostentação, a primeira certamente inclui e tem como objectivo a questão do pudor. A luta contra o pecado nunca acaba neste mundo, e, certamente, não termina quando entramos à igreja. Todavia, a igreja de Deus deve ser um lugar onde homens cristãos (ainda que eles tenham de lutar contra o pecado, porque são pecadores) não sejam induzidos ao pecado por suas irmãs em Cristo.
Diante do exposto, podemos dizer que a mulher cristã ama a Cristo e quer glorificá-lo. Dessa forma, ela é humilde e evita extravagâncias e ostentação, procurando chamar atenção não primariamente para si mesma, mas para Cristo. Isso a fará ser mais modesta no vestir, menos ostentadora, ainda que procurará ser sempre bonita.
Baptista José
Comentários
Postar um comentário